Mais dicas

domingo, 13 de outubro de 2013

A importância de registrar múltiplos domínios para proteger a sua marca

Registrar múltiplos domínios para proteger a sua marca

Esse é um assunto recorrente aqui no Dicas de Hospedagem – o que apenas comprova sua importância. O domínio representa o primeiro contato do público com seu site. É a porta de acesso e, ao mesmo tempo, aquilo que será divulgado para as outras pessoas. Por isso, criar urls que façam referência à você e que, ao mesmo tempo, sejam fáceis de lembrar, é sempre uma boa pedida.
Outro fator interessante para um domínio é a singularidade. Você como “empresa A” não gostaria que existissem outras urls com o nome “empresa A” também, pois esse nome deve fazer referência apenas a você. É uma garantia ainda maior de que você será lembrado e que o nome em questão remeterá apenas à você ou sua empresa.
Logo, partimos para a primeira pergunta…

Como ser único na Internet?

Num primeiro momento, considere todos os aspectos legais necessários para criar um bom domínio. Isso inclui a checagem de marcas registradas e o sempre inoportuno “cyber squatting”. Quando estiver ciente de que tudo está nos conformes, pense num domínio que se refira à sua empresa e, ao mesmo tempo, seja curto o suficiente para ser lembrado. Se o nome de sua empresa for muito longo, utilize siglas ou abreviações, por exemplo. É possível usar também algum produto comercializado ou um serviço prestado por sua empresa.
Agora, partimos para o segundo ponto: as TLDs. Abreviação para top-level domains, tratam-se de terminações para a url de seu site. O .com é um exemplo de TLD, assim como o .org do Wikipedia ou o .com.br do Facebook. E onde queremos chegar com isso?
Lançamos, então, a segunda pergunta…
 
Você sabia que é possível existirem dois nomes de domínios iguais com TDLs diferentes?

Utilizando ainda o exemplo da “empresa A”, pense na possibilidade de dois sites: o Url.suaempresa.com e o Url.suaempresa.net. Como as pessoas saberão qual desses dois domínios é o domínio de seu site? Bem, elas simplesmente não saberão… Logo, como evitar esse problema?
Há um jeito…

Registre todos os domínios possíveis com o nome de seu site!

Se você acompanha o Dicas, provavelmente já se precaveu contra os principais problemas acarretados por domínios e já possui um bom domínio que vale a pena ser mantido. Logo, como protegê-lo? Uma maneira eficaz de se precaver é registrar todas as TDLs possíveis com o nome de seu site. As melhores empresas de hospedagem de sites oferecem o serviço de registro de domínio.

Registro de Domínios na HostGator


Ainda não ficou claro?
Ok, pense nas seguintes urls:

www.suaempresa.com
www.suaempresa.com.br
www.suaempresa.net
www.suaempresa.org

Consideremos que sejam quatro sites diferentes pertencentes a quatro empresas diferentes. Como se destacar? Como ter a garantia de que o usuário acessará o seu site, sendo que existem no mínimo outros três semelhantes a ele? É para evitar isso que recomendamos o registro de todos esses domínios.
Apenas imagine se as quatro urls pertencessem a você, e todas redirecionassem para o seu site. Seria muito mais fácil controlar o tráfego, o que afetaria positivamente seu SEO. Além disso, seria uma garantia de que nenhum outro site possuísse o domínio semelhante ao seu. É a preservação da marca e a proteção de sua identidade na Internet.
Não se esqueça, porém, de utilizar apenas um domínio para divulgação para o público. Não é porque você possui várias urls que redirecionam para um só website que todas elas devem ser repassadas para os usuários. Isso atrapalharia tanto quanto a primeira possibilidade que citamos acima. Registre o máximo de domínios que puder, redirecione-os à uma única página, mas divulgue apenas um deles. Essa é a ideia!
Em um primeiro momento pode parecer caro (e é!) mas é um investimento na sua marca, que vale a pena. O ideal é que você registre todos ao mesmo tempo, já que a maioria das empresas de registro oferecem bons descontos.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre domínios ou gostaria de compartilhar alguma experiência referente à tortuosa tarefa de criar o domínio perfeito, participe através dos comentários!

Fonte: Dicas de Hospedagem / Foto: divulgação

Um comentário:

  1. Tác hại của việc uống nước ngọt có ga có thể bạn chưa biết bí quyết chụp hình ăn ảnh sẽ giúp bạn lung xinh, xinh đẹp hơn. Có rất nhiều bạn đọc quan tâm rằng Đi mỹ nên đi hãng hàng không nào tốt nhất, với những dịch vụ hài lòng khách hàng. Hàng xách tay hiện nay có sự trà trộm của nhiều loại điện thoại kém chất lượng, hàng dựng. chính vì vậy có nên mua điện thoại xách tay không là điều mà nhiều còn đang băn khoăn.
    Có rất nhiều sản phẩm, đồ dùng Nhật Bản được nhiều người ưa thịch, do vậy chúng tôi ra đời dịch vụ chuyển hàng từ nhật bản về việt namorder hàng nhật để đem lại những điều thuận lợi nhất cho quý khách hàng mua sắm. Ngoài ra, chúng tôi còn nhận ship hàng trung quốc giá rẻ và đảm bảo, uy tín nhất.

    ResponderExcluir