Mais dicas

domingo, 14 de junho de 2015

É TEMPO DE INOVAR - ECONOMIZE ENERGIA COM COLETOR SOLAR EM SEU NEGÓCIO

Apoiado pelo Sebrae, empreendedor do MS substitui sistema de aquecimento da água

Por Empreender Sebrae
energia solar em hotel
 

Sol é o que não falta na capital mato-grossense, Cuiabá. E água quente nos chuveiros dos 19 quartos do Hotel Alphard também não. Desde que o casal Sandra e Milton Saito, ambos de 40 anos, instalou um sistema de captação de energia solar no hotel arrendado do pai dela, a conta de energia elétrica caiu de 10% a 15%. “A economia seria maior caso a energia não tivesse ficado mais cara recentemente”, afirma Saito. “Fico só imaginando quanto eu estaria gastando hoje se não tivesse investido nessa inovação um ano e pouco atrás.”

Aproveitar aquilo que a natureza oferece gratuitamente foi resultado de uma consultoria do Sebrae, como lembra o empreendedor: “O consultor que me atendeu durante os dois anos em que participei do projeto ALI, o Agente Local de Inovação, explicou que, se eu adotasse soluções voltadas para a sustentabilidade, poderia contar com o subsídio do Sebrae na parte de projeto”.
O casal prosseguiu com a ideia e, baseado em um diagnóstico completo sobre o consumo elétrico de seu empreendimento, elaborou um plano de trabalho. Instalar os coletores solares foi a ação mais radical, mas não a única. “Trocamos as TVs velhas por modelos de led e agora estamos na fase de substituir os aparelhos de ar-condicionado, bem antigos, por outros com classificação A no Procel, que gastam menos energia”, diz Saito. Os diodos emissores de luz, mais conhecidos como led, já são responsáveis pela iluminação de alguns ambientes do hotel, aproveitando que os preços das lâmpadas desse tipo começam a cair, tornando a tecnologia mais acessível. “Mas ainda vai levar um tempo para renovarmos tudo.”

Com 80% da consultoria subsidiada pelo Sebraetec, programa focado na ampliação do acesso a inovação e tecnologia, Saito pediu dinheiro emprestado para custear a execução do projeto de energia solar. “Gastei uns R$ 35 mil e devo quitar essa dívida em três ou quatro anos”, afirma.
Quer saber mais sobre o Sebraetec, clique aqui

MAIS:

Fonte: SEBRAE SP - Foto: Divulgação.
Postado por: Dicas de Negócios PME e Portal G2 - http://portalg2.com.br